Tentarei aqui escrever sobre esta que é a maior manifestação de alegria popular do planeta, o Carnaval. Entendo o tema como complexo demais para um post, o que limitaria qualquer perspectiva, já que me vêm à cabeça os diferentes carnavais e suas peculiaridades. Então, vou combinar uma coisa com vocês: deixarei registrada aqui, apenas algumas impressões pessoais sobre o assunto da semana, nada mais do que isso, ou seja, o que vou escrever, não servirá de base para qualquer trabalho, nem sequer influenciar na escolha de ninguém, ok?!
Farei isto em três etapas, postando por três dias consecutivos e nesta ordem: Pernambuco / Bahia / Rio de Janeiro.


Hoje em dia há durante os dias de Carnaval um Festival de Jazz em Garanhuns, que para alguns é um refúgio delicioso, para outros, “nada a ver”... Como nunca participei, pois não é da minha época, fico na minha!!!
Em Recife e Olinda eram (e ainda são) as grandes festas. Também pelas ruas e clubes, todos têm o direito a se entregar aos prazeres de “Momo”. Oficialmente começa na manhã de sábado com o desfile do Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do planeta, segundo o Guinnes Book, é tanta gente que você mal sente o chão. Normalmente quente, o centro do Recife pega fogo com toda aquela gente cantando e sorrindo, muito bom. Seguem-se os dias de folia pelas ruas do Recife antigo, com apresentações multiculturais. Diversos ritmos, artistas e uma multidão a celebrar a festa tão esperada todo o ano.
Já em Olinda, o Carnaval tem suas nuances mais charmosas, encontros de Maracatu, troças que não acaba mais, ladeiras, ladeiras e mais ladeiras cheias de foliões felizes e fantasiados. Ficamos tão envolvidos com o clima que nem pensamos em comer, ou seja, não é época por exemplo, de programar conhecer bons restaurantes, embora tenha vários. Não queremos perder um só minuto e no final do dia, nem sentimos as pernas de tanto “pular”...
A lição que o Carnaval de Pernambuco me deixa é que todos podem tudo. Pode-se misturar pessoas, ritmos (principalmente se local), em nome da Folia de Momo!
Do meu estado, ainda guardo esta que foi minha primeira impressão do Carnaval, a vontade de brincar, cantar, ser feliz...
Amanhã, postarei minha visão sobre o Carnaval da Bahia... até lá!!!
É uma festa de muita alegria que acho que vivereí cada ano!!! Brasil é um pais de gente muito alegre que sabe viver!!! Dentro de poucos dias eu estarei no carnaval de Bahia!!! Acredito que vou CURTIR muito!!!
ResponderExcluirParabéns
Sim, o povo brasileiro é por natureza alegre. Tem uma frase numa música de Daniela Mercury que diz: "Êta terra festeira, de gente bonita que dá nó em pingo d'água, que agita, que agita"...
ExcluirBem vindo a alegria!!!