Seguidores

segunda-feira, 5 de março de 2012

OS NORDESTES!!!

Acabo de voltar das férias, viajei por algumas cidades do Nordeste, algumas eu já conhecia, outras estive pela primeira vez... Em cada lugar experimentei sentimentos variados, para citar alguns deles: encantamento, medo, alegria, pavor...
Iniciei em Salvador/BA, primeira capital do Brasil, pensando em "curtir" os dias antes do carnaval e o próprio com muita alegria na tão bem vendida terra da felicidade. A imagem da cidade que eu guardava na memória era de um mínimo de organização e civilidade. Pois é, Salvador mudou muito. E prá pior!
Tenho que descontar que a visita foi numa época em que a cidade é invadida por centenas (talvez milhares) de turistas a fim de desfrutar o carnaval, mas isso não justifica prédios históricos caindo aos pedaços, igrejas símbolos de um tempo ao léu, total falta de zelo pelo patrimônio, que afinal é de todos nós. Ouvi de amigos soteropolitanos que realmente a cidade está abandonada. Mas, a festa continua grandiosa, com altos lucros para poucos grandes empresários e alguns artistas, refirome à fatia que realmente lucra com os dias de carnaval.
Lugares tranquilos quase não existem mais na capital baiana. Anda-se assustado quase todo o tempo e quando enfim pensei que estava tranquilo, fui assaltado ao meio dia da quarta de cinzas na linda e não mais calma Lagoa do Abaeté. Um arrastão que me levou cartões, máquina fotográfica, etc. Mas não sei dizer o que mais me chateou, o assalto ou a ineficiência de uma polícia que nada fez e nem demonstrou disposição em fazer.
Embarquei no dia seguinte para Aracaju, cidade que já morei por dois anos (1995-1997), desde então não voltava e para mim foi uma surpresa finalmente encontrar uma cidade limpa, organizada, bem governada e cuidada pelo seu povo. Na verdade, quando por lá vivi, já havia um nível de atenção diferenciada quanto a qualidade de vida. Melhorou! Da orla ao centro, a cidade está linda.
Outra grande surpresa foi conhecer uma cidadezinha do sertão alagoano chamada Piranhas. Cidade histórica, bem cuidada, conservada, que conta a história do Cangaço, foi lá que as cabeças do bando de Lampião ficaram expostas após a emboscada em Angico/SE. Piranhas fica às margens do Rio São Francisco, divisa com Sergipe, onde fiz um agradável passeio pelos Cânions de Xingó saindo de Canindé do São Francisco/SE.
Fechei a viagem com um retorno inesperado à Garanhuns/PE. Minha cidade natal. Cheguei de surpresa e em dois dias me aconcheguei com pessoas queridas e que me amam de verdade. Meu ninho. Mas, encontrei minha cidade descuidada, sem planejamento, algo que não sei bem explicar, sei que senti no ar um clima de falso progresso. Visitei meu antigo Colégio Diocesano, em que estudei por vários anos, foi emocionante. Revi amigos e família. O mais importante, me senti amado, respeitado e valorizado.
Foram dias especiais, viajar sempre te proporciona um leque de sentimentos e é maravilhoso quando o saldo é positivo.
Porém, voltei com alguns questionamentos. Pelo que vi em Salvador, pelo que vejo aqui em São Paulo ou em outras capitais, como vai ser em 2014? Receber milhões de turistas do mundo inteiro levando tudo no improviso, com "jeitinho brasileiro"??? Ai ai ai... 

3 comentários:

  1. Ai, Marquinho, esta tua reflexão final me põe de cabelos em pé... Como? com essa internet horrível, com esses aeroportos deficientes, com estes transportes terríveis. E a violência? e os assaltos? Portugal está passando por uma crise terrível, mas quem dera que nós tivessemos a infra estrutura que tem aqui. Falta muito para a gente, tanto que me questiono se dá tempo de minimizar tantos problemas em um período tão curto.
    Fiquei feliz por Aracaju, estivemos lá em 2009, uma cidade muito simpática. Já a Salvador é uma situação realmente lamentável: um povo tão lindo, num lugar maravilhoso com tantos problemas. Vamos torcer para que tudo melhore.
    Beijo carinhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Aninha, ainda não conheço Portugal, mas imagino que nós estamos muito aquém... e não sei se serve como desculpa sermos mais jovens!!! Aqui falta o sentimento de propriedade, ver o público como seu e assim cuidar.
      Quem sabe um dia!
      Beijo beijo...
      Marquinhos

      Excluir
  2. Linda as imagens, um dia (não mto distante) vou poder viajar e conhecer cada canto desse nosso Brasil, que por sinal é lindo demais.
    Adorei o post. Parabéns Marcos.

    ResponderExcluir