Seguidores

domingo, 22 de abril de 2012

VIVA ELIS

Faz tempo não sinto vontade ou interesse em escrever... resolvi respeitar e ficar quieto, distante da escrita, pelo menos... mas hoje vivi uma emoção tão grande, que não pode parar dentro da minha cabeça, somente na memória e comigo, seria egoísmo demais... tenho que registrar, ou pelo menos tentar.
Durante minha infância, tive contato com boa música, graças a meu pai, músico, baterista que em seus ensaios ou tempo livre, preenchia o silêncio da casa com sons e vozes de artistas renomados da nossa música, e lá estava Elis Regina, entre outros.
Mas, Elis morreu em 1982 e não cheguei a vê-la pessoalmente, mas estranhamente, já sonhei com ela algumas vezes, talvez cinco ou seis vezes, e isto é um dos meus pesares, quem sabe o único...
Dentro de um pacote de comemoração dos seus trinta anos de morte, tem uma série de shows da sua filha Maria Rita e uma exposição que vai percorrer algumas (poucas infelizmente) capitais do Brasil. Tive a felicidade de visitar a esta exposição hoje.
Nunca tinha estado tão perto de Elis, só em meus sonhos, frente a frente com tantas fotos, boletim escolar, carteira de trabalho, figurinos... e fiquei o mais quieto que pude, observando, absorvendo, inebriado de tanta grandeza... vi pessoas se emocionando, pais levando seus filhos...
Entendi muita coisa na tarde de hoje, tarde que me senti de frente com Elis. Entendi por exemplo, a razão de Maria Rita nunca ter tido a intenção do uso da obra de sua mãe, sempre se esquivando, principalmente no início da carreira. Entendi que Elis é grande demais para comparações, imitações, intromissões, mesmo da sua legítima e talentosa filha. Pela primeira vez dei, em silêncio, total razão à Maria Rita. Sábia como quem diz: "com minha mãe, ninguém pode brincar, nem eu"!
Senti uma emoção muito forte, andava e nem sentia o chão, não percebia o tempo e mesmo em temperatura fria, sentia calor.
A força e a sensibilidade de Elis Regina sempre vai me emocionar, ouvir Elis sempre será prazeroso, revigorante, apresentar Elis aos que por alguma razão ainda não a conhecem é quase uma obrigação, serve até de filtro, uma espécie de seletiva para perceber quem se quer por perto.
Obrigado Elis!

10 comentários:

  1. Querido, fiquei emocionado com seu texto! Principalmente por ter me identificado com a admiração e respeito por essa grande interprete, mas tb por nunca ter assistido o show dela e por já ter sonhado com Elis não só cantando mas conversando. Acredito que isso (os sonhos) aconteçam pois ela - como ninguém - é capaz de nos tocar e traduzir em suas interpretações. Sou fascinado por Elis e mais do que nunca não perderei essa exposição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, esse escrito foi como um desabafo, uma conversa a dois... Que bom que te tocou, pessoas como você, com sensibilidade apurada e inteligência direcionada ao entendimento, fazem um mundo mais gentil, verdadeiro e nobre. Elis faz parte do combustível que move esse mundo!

      Excluir
  2. Amore, palavras doces e lindas, me emocionei como sempre!
    Texto envolvente!
    Parabens meu lindo!
    beijo&beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rô... e que bom que daqui a pouquinho estarei por ae, em Brasília, pertinho de vc!!! Beijo enorme!!!

      Excluir
  3. Meu ceu muito obrigado por me paressentar a extraordinaria cantora, e muito obrigado por compartilhar comigo essa paixao!!!! te amo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sorte a minha de ter a meu lado uma pessoa que reúne tantos talentos e sensibilidade... Acredito na lei do merecimento, em todos os sentidos. Obrigado por compreender e compartilhar interesses... TQMMMM

      Excluir
  4. Muito lindo, Marquinho... Gostaria muito de visitar a exposição, um acervo pessoal de uma personalidade tão importante na nossa vida. Elis é personagem da minha infancia, quando ela morreu, era miúda de 2º série. Inesquecível a emoção popular na sua despedida. Pena que passou tão pouco tempo nesse mundo, mas felizmente nos deixou um grande legado. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como se diz: o que vale é como se vive e o que se deixa e não somente o quanto se vive. Até porque, se pensarmos bem, Elis morreu?
      Beijo grande Aninha!!!

      Excluir
  5. Nossa Marcos Pinheiro.... texto muito bem redigido.... instigante e ao mesmo tempo intrigante... Assim fica facil tomar gosto pela musica brasileira!
    Muito obrigado!

    Abração e parabéns pelo excelente gosto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como citei no texto, apresentar Elis é quase uma obrigação, fico feliz por você ter gostado!!!
      Abçs.

      Excluir