Seguidores

quarta-feira, 2 de maio de 2012

PROBLEMAS

Sou formado em Educação Física, mas, há oito anos, atuo na área administrativa de uma academia em São Paulo, o que me fez ter uma visão além do construtor do produto final (no caso o professor). Descobrir, desenvolver, treinar, pesquisar... enfim, meu dia a dia é pautado por várias interrogações e algumas exclamações.
Tenho a sorte de ser um curioso, não desses que anseiam em saber dos detalhes da vida alheia ou das celebridades ou dos colegas, mas um curioso pelo conhecimento, pelo que constrói.
Também tem diminuído em mim a vontade de ver programas de televisão, hoje em dia só telejornais, esportes, alguns documentários, programas de entrevistas, filmes e só.
Gosto de ler, o que amplia qualquer horizonte pois faz pensar. É saudável ler sobre temas diversos, mas claro, vira e mexe, leio sobre minha área profissional, de preferência que a leitura não seja limitada ao mundo do fitness, mas ao mundo dos negócios, e é sobre isto que gostaria de compartilhar alguns achados com vocês.
Acabo de ler um livro chamado Problemas? Oba! do Roberto Shinyashiki, conhecido por seus livros e palestras coorporativas, o livro citado despertou minha curiosidade desde o título, afinal, temos a tendência de fugir dos problemas. Pois a abordagem no livro é que os problemas são presentes que as pessoas, sejam chefes ou clientes nos trazem. Mas, a diferença está em o que fazemos com eles? Como os encaramos?
Segundo o autor, a chave do sucesso de qualquer empreendimento está em resolver problemas. Foi assim com os criadores do Google que resolveram o problema de milhares de pessoas, servindo de bússola num mar que é a internet. Quem não usa o site de busca e ganha tempo em suas funções?
para Max Gehringer, também grande conhecedor do universo coorporativo a tradução literal da palavra problema, que é de origem grega é “passar adiante”. Ele dá um exemplo de uma empresa com problemas de custo que dispensa cinqüenta colaboradores. Ela não resolveu o problema, o que fez foi transferir o problema para os cinqüenta colaboradores, que com menos dinheiro passarão a consumir menos, passando o problema para frente...
São visões diferentes sobre o mesmo tema de dois respeitáveis profissionais.
Acredito que tem sucesso aqueles que gostam de superar dificuldades, pois nos tornamos mais competentes e mais valorizados à medida que resolvemos problemas, até porque eles são como despertadores, se não forem desligados direito, vão tocar novamente.

Até o próximo post!




2 comentários:

  1. Uma pessoa tem que saber como afrontar e resolver um problema, nao só do trabalho, também do dia a dia!!!! Parabens!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os desafios são diários, as vezes mais sérios e graves, outras vezes nem tanto... a dimensão que damos a eles é que nos faz aptos a resolver e aprender com eles. Te admiro também por isso!

      Excluir