Seguidores

domingo, 27 de janeiro de 2013

VIVER x EXISTIR


Dias atrás li algo postado no Facebook sobre a diferença entre viver e existir. Chamou-me a atenção, pois, será que são coisas distintas? Esse tema não saiu mais da minha cabeça, fiquei pensando e solicitei a opinião de alguns amigos sobre o tema. Só depois fui perceber que os amigos de opiniões solicitadas moram cada um em uma cidade ou país diferente (é bom ter amigos por perto, mas esses vivem perto, só moram longe):

Um paulistano que se encontra em Fortaleza, uma carioca que vive em Israel, uma garanhunhense que atualmente habita Portugal, um peruano que mora em Sampa e em meu coração, um carioca da gema e um pernambucano do Recife. Mais abaixo, escreverei a opinião de alguns deles...

Bom, eu não sei se tenho uma opinião fechada sobre o assunto, as vezes é melhor não ter mesmo, pois, quando fechamos opiniões corremos maior riso de errar. Porém, acredito que VIVER seja bem mais importante que EXISTIR. E porque?

Nascemos, crescemos, ocupamos espaço, construimos pensamentos, escolhemos profissões e amores. Conquistamos respeito, amigos... Atraímos invejas, sucessos... VIVER dá trabalho. Necessita coragem, fibra, gana, paixão, crença, foco, certeza... Já para EXISTIR nada precisamos fazer, apenas EXISTIR.

Porém, segue a opinião da minha grande amiga Doris Barg:

"No viver podemos estar na vida mas não necessariamente ser a vida.....vida para nós. No existir somos a vida.
Pois se eu existo eu me vejo, eu me reconheço, eu vivo!
Muitas
vezes nos confundimos achando que sabemos viver, que usufruímos do fato de estarmos vivos, mas será que se não nos sentimos existentes podemos mesmo sentir vivos?
Quando eu não existo para mim, eu não consigo viver sem
aprovação dos outros, sem o reconhecimento do olhar de fora, sem a validação alheia..,
Quan
do eu existo, eu vivo, eu respiro por mim, eu me valido, eu me aprovo, eu me autorizo, e com isto eu realmente estou na vida e sou a vida!
Na existência eu me aproprio da minha vida"!

Gostei. É um modo de ver a EXISTÊNCIA como não tinha pensado até então. O que me enviou minha prima Anna Cecília Bezerra que atualmente vive em terras portuguesas, se afina ao pensamento anterior, segue: "

Hoje, entrei na livraria e peguei um exemplar de “Venenos de Deus, Remédios do Diabo”, do Mia Couto. Abri ao acaso. Propositadamente, o autor me diz através da personagem “Estou cansado de viver, doutor. Estar vivo não é viver.” E eu emendei no meu pensamento torto, mal elaborado: “para viver é preciso existir”. A existência é plena de significados. Existir é reconhecer como somos, sem mentiras, nem dramas. Honestamente de si para si mesmo."

EXISTIR não é só ocupar espaço e VIVER é mais intenso? Vamos a outras opiniões...

Breno Fittipaldi, pessoa marcante na minha vida, me mandou o seguinte: "Viver é ter consciência de que é preciso ser feliz e lutar pra isso. Existir é correr o risco de apenas olhar a felicidade sem se jogar inteiramente nela.

Complemento agora com a opinião de Jimmy Ampuero. Pessoas que VIVE e EXISTE ao meu lado:

"A diferença é simples, muito fácil!

Tudo o que está no planeta existe, seja coisa ou seres vivos. A diferencia é que as coisas não vivem. Um exemplo, Uma pedra existe porém não vive! Um ser humano existe e vive por que tem VIDA. EXISTIR é igual a sem vida como uma rosa de plástico. VIVER é vida, sentimentos, sensações sejam boas ou más e é ali o segredo de VIVER!!! O amor existe, mas não vive até que entra ao coração"!!!!

 

Ainda bem que não tive (nem tenho) a pretensão de estabelecer ou julgar opiniões. Apenas ampliar a visão e entender, ouvir um pouquinho do que pensam algumas cabeças que admiro.

 

Deixo um convite à você que ler este post: Escreva e publique sua opinião, o que é VIVER e EXISTIR prá você?

 

VIVA E EXISTA!!!!!!!!!

 

3 comentários:

  1. Eu já existia e a seu lado vivo!!!! Te amoooooooooooo
    Obrigado por existir e viver a meu lado!!!

    ResponderExcluir
  2. Não enviei minha opinião à época por "motivo de força maior", mas deixo aqui minhas considerações.

    Como um apaixonado pela Língua Portuguesa, gostaria de caracterizar, antes de mais nada, tais verbos, através do dicionário:
    VIVER: "ter vida ou existência; existir: o doente ainda vive, ..."
    EXISTIR: "ser num dado momento ou atualmente; viver,..."

    Através dessa primeira classificação dado por estudiosos da língua, podemos ver de forma racional que tais conceitos se fundem. Mas todos nós, seres pensantes, damos significado especial para tudo que sai de nossa boca e, por isso, segue o meu "olhar":

    Existir, na minha opinião, é participar deste mundo sem nele interferir de forma alguma. Caracteriza-se por fazer parte dele e nele acomodar-se para que tudo continue seguindo o seu fluxo. Portanto, há pessoas que só existem, deixando "a vida levar".

    Já viver... É deixar, de alguma forma, nossa marca. É buscar a construção de um mundo melhor, nem que seja nosso mundo particular.
    Viver é "não ter vergonha de ser feliz".

    Viver e Existir é complexo. Se fôssemos diferenciar, poderíamos dizer que muitos existem, mas pouquíssimos vivem.

    "Quem vive, canta por dentro, a despeito do silêncio exterior. Quem vive, existe em todos os lugares, sem pertencer a nenhum. Quem vive, busca, em si mesmo, o que deseja para o seu caminho e, quando encontra, volta a buscar."

    Um abraço forte de seu amigo que já existia neste mundo e aprendeu a viver melhor por ter você por perto e no meu coração.

    Eduardo

    ResponderExcluir