Seguidores

sábado, 10 de março de 2012

NOSSO CORPO

Existem algumas palavras que ouvimos quase diariamente, mas se pararmos para processá-las, não saberíamos explicar seu significado, mesmo entendendo a mensagem, por exemplo: caloria, glúten, metabolismo...

Muito utilizada, principalmente em ambientes médicos, nutricionais e esportivos, a palavra metabolismo é assunto do post de hoje. Tenho como objetivo, esclarecer alguns mitos e desvendar algumas possíveis dúvidas referentes a esta que é em minha opinião, a maior injustiça da humanidade.

Em poucas palavras o metabolismo é a forma como nosso organismo transforma as calorias dos alimentos em energia para suprir nosso corpo, preparando-o para as atividades diárias. A diferença é que, enquanto em algumas pessoas isso ocorre de maneira rápida, em outras acontece em slow motion.

Essa diferença vem de uma característica que é determinada geneticamente e aí está o X da questão: você nasce predestinado a fazer mais ou menos esforço para manter a forma ideal. Todos nós conhecemos alguém que pode comer uma pizza no café da manhã e sair ileso, assim como, àqueles que pagam caro por uma simples maçã depois do jantar.

A partir do conhecimento de que alguns precisam se desdobrar mais que outros para acelerar o metabolismo, é chegada à hora de você olhar para si e perceber em qual quadro você se encontra. Feito isso, você pode optar em modificar seus hábitos de vida, a fim de combater uma deficiência (em alguns casos) que já existe em você desde sempre.

Sabemos que à medida que a idade avança, nosso metabolismo vai ficando naturalmente mais lento, o que dificulta o processo de queima calórica, por sua vez, provocando uma avalanche de efeitos negativos a saúde, dentre eles o aumento de gordura no sangue.

Segundo estudos, a partir dos 30 anos perdemos 1% de massa muscular ao ano. Aos 35 anos, deixamos de queimar 120 calorias por dia. Mas calma, não é que vamos dormir uma Ferrari e acordamos um Chevette a álcool, temos muitas alternativas para retardar, dá uma segurada no avanço negativo e infelizmente natural do nosso organismo.

Alimentação + Atividade Física = fórmula ideal. A junção destes dois poderosos itens já é suficiente para dar um up na qualidade de vida. Acredite: não há milagre! Refiro-me principalmente à venda indiscriminada de remédios que prometem acelerar o metabolismo e assim estimular o emagrecimento.

Não sou especialista em nutrição, mas já sabemos que a melhor forma de manter o nosso metabolismo funcionando bem é nos alimentando, várias vezes por dia. Sou adepto da nutrição funcional e aprendi com a minha nutricionista que devemos comer pequenas porções a cada 3 horas, mantendo um cardápio variado de carnes, leguminosas, etc. Sem essa de eliminar algum tipo de alimento porque vai nos fazer mal ou cometer o erro mais comum: “quero emagrecer, vou fechar a boca”. Quando ficamos muitas horas sem comer, o nosso estoque de energia vai se esgotando e o cérebro, que precisa se manter em funcionamento, recorre ao estoque que há nos músculos, pois não pode parar. Assim, quando voltamos a comer, normalmente numa quantidade exagerada por causa da fome, acumulamos mais gordura e voltamos a engordar.

Quanto à atividade física, procure aquela que você consiga sentir prazer: dançar, nadar, praticar esportes em grupo ou individual, o importante é que não a encare como obrigação, mas com satisfação. E encerro com uma dica importante, procure sempre um lugar que te ofereça segurança, com profissionais formados e certificados pelo Conselho.
Hoje li uma frase que dizia o seguinte: “Seu corpo não vem com manual de instruções, procure um profissional de Educação Física para treiná-lo”.

 Até o próximo post!


15 comentários:

  1. Que bacana Má!!! Parabéns pelo blog. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigado!!! Espero contar com sua leitura em outras postagens!!!

    ResponderExcluir
  3. É assim mesmo!!! Só complementando, devemos lembrar que tão importante quanto ter um profissional da educação física é ter também um nutricionista para auxiliar e personalizar a alimentação

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, pois hoje dispomos de tanta informação por tantos meios que muitas vezes "achamos desnecessário" procurar um especialista. O que na verdade precisa acontecer é, quanto mais informações temos, mais valorizados e procurados devem ser os profissionais das áreas correspondentes.
    Abração!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei!!! É isso mesmo, Má...as pessoas precisam aprender que "fechar a boca" não emagrece ninguém de forma saudável!!!!
    Demais a matéria!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Tati!!! Ainda existem muitos mitos em relação a forma física e temos que seguir informando!!!
      Beijão

      Excluir
  6. Adorei as dicas!! me ajudou muito a entender o que acontece comigo e que realmente preciso criar uma disciplina de boa alimentação + atividade fisica para sempre beijoooo

    ResponderExcluir
  7. Que bom Luana, o bacana é que quando conseguimos seguir uma rotina alimentar aliada a alguma atividade que gere prazer, logo percebemos a diferença, inclusive no nosso humor... Beijo e obrigado pelo comentário!!!

    ResponderExcluir
  8. amore amei esse post! As pessoas tem que colocar na cabeca que pra emagrecer tem que comer!
    com qualidade eh claro!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Rô e que bom que você gostou!!! Comer com qualidade é parte importante de viver com qualidade!!!
      Beijos minha linda!!!

      Excluir
  9. Ótimo, Marquinho... O mais dificil é colocar em prática essas coisinhas que estamos carecas de saber. Obrigada pelos lembretes, é sempre uma força a mais para quem está tentando entrar na linha. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Aninha, enquanto não se torna hábito é complicado!!!
      Beijão!

      Excluir
  10. Boas dicas, Marcos, gosto muito do assunto! bjs

    ResponderExcluir
  11. Muito bom!!! Comer com qualidade sempre e exercícios sempre!!!
    Parabéns!!! Bjão

    ResponderExcluir