Seguidores

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

LIVROS

Nós humanos precisamos de muitos tipos de alimentos para nos manter vivos, ativos e saudáveis e exitem alimentos para as mais diversas necessidades. Como poderíamos ficar infindáveis horas citando os mais diversos tipos alimentícios, vamos resumir e usar como exemplo apenas um para o corpo, a alma e a mente, pois, esta é a tríade que nos sustenta. Para o corpo o mais antigo e sagrado alimento, o pão; para a alma, a crença e para a mente, o livro.
Apesar de vivermos na era da tecnologia, em que a velocidade é fundamental nos processos, nas respostas, na produção e infelizmente em muitos casos nos relacionamentos, o livro ainda é (e espero que se matenha) o companheiro que te faz crescer, desenvolver, conhecer, viajar e experimentar emoções novas, reviver antigas... É exatamente sobre este companheiro que dedico o post de hoje.
Qual o momento ideal para ler? Que tipo de literatura te interessa? Eu, por exemplo, procuro ler sobre temas variados e não repetir temas seguidamente, uso como exercício para ampliar minha visão sobre diversos assuntos: política, espiritismo, romance, biografia, música, poesia, comportamento, coorporativismo, auto-estima...
Possuo alguns livros de leitura espontânea, ou seja, aqueles que não preciso iniciar e findar ininterruptamente, simplismente abro e leio um página solta, exemplo disso: ganhei de um amigo do Rio de Janeiro "Aprendendo a Viver" - Clarice Lispector. Pronto, me alimentei.
Outros, pedem mais tempo e dedicação. Outros despertam atitudes novas, como quando usamos uma roupa nova, sabe?!
Ler nos renova, nos tranporta, nos refina. Ler nos melhora. Nunca acabamos um livro e  permanecemos igual.
Não tenho a pretençao de recomendar títulos nem autores, mas a intenção de compartilhar um prazer construtivo.
Falarei de outros posteriormente...
 

6 comentários:

  1. Hace unos 5 años atras que tengo el habito de la lectura, la cual enriquece mi mente y también mi alma con los que nos deja. Leer tu blog es también otra forma se seguir enriqueciendo. Dicen que hasta un gran libro se acaba, pero lo que deja en nosotros nunca muere!!!
    PARABÉNS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De certo, levamos dentro da gente todo o aprendizado e conhecimento e isso ninguém nos rouba!

      Excluir
  2. Amigo, sou feliz por fazer parte desse universo de leitura e saber que, com um simples presente oferecido por um "amigo do Rio de Janeiro" você se alimenta e compartilha conosco seu aprendizado de vida, alimento para a alma e conhecimento para lugares jamais conhecidos fisicamente. Compartilho desse hábito e convido a todos a participarem dele. Saiba que, com certeza, a leitura nos abre caminhos que somente nós, amantes do ato de ler, conseguimos trilhar. Lindas palavras vindas de uma pessoa especial como você me fazem acreditar que vale a pena VIVER!!!! Viva a leitura!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quisera eu conviver somente com pessoas do seu nível de conhecimento e sensibilidade. Que bom ser seu amigo.

      Excluir
  3. Adoreeeiiii!!! Um bom livro sempre acrescenta alguma coisa em sua vida, seja algumas atitudes, pensamentos, aprendizados... Desde quando "aprendi" a graça da leitura, nunca mais abandonei. Parabéns pela sua iniciativa!!! A - D - O - R - O!!!!!!!!
    Beijos!! (Dri - Levitas)

    ResponderExcluir