Engraçado, desde criança simpatizo pela Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, super campeã do Carnaval carioca. Eu nem sonhava em conhecer o Rio de Janeiro, mas já demonstrava que tinha bom gosto rsrs...
O Carnaval do Rio de Janeiro é o mais internacional que temos. Todo o ser do planeta que já ouviu falar no Brasil, nos remete ao Rio com o seu samba, suas mulatas e seu Carnaval e normalmente falam: Samba e Futebol, arriscando nomes como Ronaldo, Pelé, Kaká, etc.
Realmente o espetáculo no Rio de Janeiro é grandioso. Um deslumbre ver as Escolas de Samba desfilar pela Marquês de Sapucaí - Sambódromo. Um ano inteiro de dedicação e amor da comunidade à sua escola, em que cada quesito pode comprometer o campeonato. Fui um ano assistir o Desfile das Campeãs, pois, além de mais barato (acho o ingresso caríssimo), não sei se teria paciência em assistir nos dias normais de Carnaval, em que a concorrência é maior. Também queria ver ao vivo Luma de Oliveira, que para mim (ainda é) a melhor madrinha de bateria de todos os tempos.
Escolas tradicionais como Estação Primeira de Mangueira, Vila Isabel, Portela, Império Serrano, entre outras, cada uma com suas cores, bandeiras e destaques de chão e carros alegóricos luxuosos... Seguem seu enredo, contam sua História através da música e da representação. Não sei por que, mas estranhamente, nunca pensei em desfilar.
No Rio o que não falta é bloco de rua. São vários e em diferentes bairros, muitos acontecendo simultaneamente, vão alguns: O Cordão da Bola Preta, mais antigo Bloco de rua, data de 1918, no Centro; Espumas e Paetês nas Laranjeiras; Suvaco do Cristo no Jardim Botânico; Banda de Ipanema, no próprio bairro que dá nome ao bloco... É folia que não acaba mais, assim como a alegria e a interação de todos. Precisamos seguir um guia para escolher em qual participar, deixando tantos outros de fora...
Nos clubes também se pode brincar em bons bailes, os mais luxuosos são no Copacabana Palace e no Scala que também abriga o Gala Gay na noite de terça-feira de Carnaval. Lembra dos tradicionais Concursos de Fantasia de Luxo, das disputas entre Clóvis Bornay e Evandro Castro Lima? Ouvi dizer que estão de volta, a volta do glamour, tomara... Porém, para os que gostam de clubes e não dispõe de tanta grana, existem opções mais populares pelo Centro da cidade, como no Elite.
Sem falar nas praias que pegam fogo nesta época do ano com turistas do mundo inteiro, sem exageros. É muito comum emendar a praia com a folia, e aí vale ir de sunga ou biquíni mesmo, num sol que beira os 40 graus.
Enfim, vivemos em um país repleto de alegria e criatividade, em que o seu povo se deixa pelo menos por quatro dias, inebriar-se nesta festa tão necessária para a sua auto-afirmação, celebrando cada um à sua maneira o prazer de ser brasileiro.
Até a volta das férias!!!
Adorei.
ResponderExcluirparabens pelo uso das palavras.
Fico feliz que tenha gostado!!! Abraços
Excluir