Nós humanos precisamos de muitos tipos de alimentos para nos manter vivos, ativos e saudáveis e exitem alimentos para as mais diversas necessidades. Como poderíamos ficar infindáveis horas citando os mais diversos tipos alimentícios, vamos resumir e usar como exemplo apenas um para o corpo, a alma e a mente, pois, esta é a tríade que nos sustenta. Para o corpo o mais antigo e sagrado alimento, o pão; para a alma, a crença e para a mente, o livro.
Apesar de vivermos na era da tecnologia, em que a velocidade é fundamental nos processos, nas respostas, na produção e infelizmente em muitos casos nos relacionamentos, o livro ainda é (e espero que se matenha) o companheiro que te faz crescer, desenvolver, conhecer, viajar e experimentar emoções novas, reviver antigas... É exatamente sobre este companheiro que dedico o post de hoje.
Qual o momento ideal para ler? Que tipo de literatura te interessa? Eu, por exemplo, procuro ler sobre temas variados e não repetir temas seguidamente, uso como exercício para ampliar minha visão sobre diversos assuntos: política, espiritismo, romance, biografia, música, poesia, comportamento, coorporativismo, auto-estima...
Possuo alguns livros de leitura espontânea, ou seja, aqueles que não preciso iniciar e findar ininterruptamente, simplismente abro e leio um página solta, exemplo disso: ganhei de um amigo do Rio de Janeiro "Aprendendo a Viver" - Clarice Lispector. Pronto, me alimentei.
Outros, pedem mais tempo e dedicação. Outros despertam atitudes novas, como quando usamos uma roupa nova, sabe?!
Ler nos renova, nos tranporta, nos refina. Ler nos melhora. Nunca acabamos um livro e permanecemos igual.
Não tenho a pretençao de recomendar títulos nem autores, mas a intenção de compartilhar um prazer construtivo.
Falarei de outros posteriormente...